Resumo Legislação Básica

Resumo Legislação Básica
Resumo Legislação Básica

Rotina no instagram

Rotina no instagram
Rotina no instagram

PEDAGOGIA

PEDAGOGIA
PEDAGOGIA

Narração, Descrição e Dissertação

Nessa unidade, relembrei as características e exemplos dos três tipos textuais que podem aparecer em gêneros textuais distintos ou no mesmo gênero. Como identificá-los e dicas de como produzir um texto de cada tipo apresentado.

Em um dos primeiros textos, a aula deu como exemplo os blogs, e olha eu aqui rsrs' Onde no meu espaço, eu escrevo da minha maneira (muito errada na maioria das vezes, confesso! - mas é que não entra todas as regras gramaticais na minha cabeça, tais como: vírgulas, acentos, hifens, e por ai vai.). Mas  não importa, o que vale é que eu estou disposta a aprender um pouquinho a cada dia, então vamos a leitura seguindo o que eu aprendi de forma resumida? Vamos. É importante, então tomem nota. heheh

Gênero textualSão as espécies de textos efetivamente produzidos em nosso cotidiano, cumprindo funções em situações comunicativas e que apresentam características gerais comuns — como forma, estrutura linguística e assunto — facilmente identificáveis. Exemplo: telefonema, sermão, carta comercial, carta pessoal, romance, bilhete, reportagem jornalística, aula expositiva, reunião de condomínio, notícia jornalística, horóscopo, receita culinária, bula de remédio, lista de compras, cardápio de restaurante, instruções de uso, outdoor, inquérito policial, resenha, edital de concurso, piada, conversação espontânea, conferência, carta eletrônica, bate-papo por computador, aulas virtuais e assim por diante.

Tipo textualSão composições linguísticas que têm como característica a predominância de certas estruturas sintáticas, tempos e modos verbais, classes gramaticais, combinações etc., de acordo com sua função e intencionalidade no interior do gênero textual. Se os gêneros textuais são inúmeros, a tipologia textual é limitada. Exemplo disso é a narração, argumentação, exposição, descrição, injunção entre outros.

Texto Descritivo: É caracterizado por descrever algo ou alguém detalhadamente, sendo possível ao leitor criar uma imagem mental do objeto ou ser descrito, de acordo com a descrição efetuada.

Texto Dissertativo: É um tipo de texto argumentativo e opinativo, uma vez que expõe a opinião sobre determinado assunto ou tema, por meio de uma argumentação lógica, coerente e coesa.

Texto Narrativo: A narração nada mais é que arranjar uma sequencia de fatos em que os personagens se movimentam em um determinado espaço à medida que o tempo passa. A noção de narrar está muito ligada ao fato de, verdadeiramente, contar uma história.

Segue imagem de atividades para o Ensino Fundamental, que eu arrisquei de fazer para seguir como exemplo em sala de aula, tudo o que aprendemos nessa Unidade.

ATIVIDADES REALIZADAS:

1. LEIA ATENTAMENTE O TEXTO A SEGUIR, DE LUIZ ANTONIO MARCUSCHI, E ASSINALE A ALTERNATIVA QUE MELHOR PREENCHE AS LACUNAS, NA SEQUENCIA: "USAMOS A EXPRESSÃO _________ COMO UMA NOÇÃO PROPOSITALMENTE VAGA PARA REFERIR OS TEXTOS MATERIALIZADOS QUE ENCONTRAMOS EM NOSSA VIDA DIÁRIA E QUE APRESENTAM CARACTERÍSTICAS SÓCIO- COMUNICATIVAS DEFINIDAS POR CONTEÚDOS, PROPRIEDADES FUNCIONAIS, ESTILO E COMPOSIÇÃO CARACTERÍSTICA. SE OS ___________ SÃO APENAS MEIA DÚZIA, OS _________ SÃO INÚMEROS."
a. GÊNERO TEXTUAL, TIPOS TEXTUAIS, GÊNEROS
b. TIPO TEXTUAL, TIPOS TEXTUAIS, GÊNEROS
c. GÊNERO TEXTUAL, GÊNEROS TEXTUAIS, TIPOS TEXTUAIS
d. TIPO TEXTUAL, GÊNEROS TEXTUAIS, TIPOS TEXTUAIS
e. TIPO TEXTUAL, GÊNEROS TEXTUAIS, GÊNEROS
Resposta letra: A

2. ASSINALE A ALTERNATIVA QUE APRESENTA UM TRECHO DE TEXTO COM CARACTERÍSTICAS DO TIPO TEXTUAL DISSERTATIVO:
a. OS AJUDANTES LEVARAM A MESA PARA O PALCO.
b. O IDEAL É QUE TODOS COLABOREM. CASO CONTRÁRIO, O BRASIL CONTINUARÁ SEM RUMO.
c. ELA TEM OLHOS AZUIS E CABELOS LOUROS. NÃO PARECE BRASILEIRA.
d. NOSSA RUA SEMPRE FOI ESCURA, COM MUITAS ÁRVORES NAS DUAS CALÇADAS.
e. MINHA CASA TEM DOIS ANDARES, OS QUARTOS FICAM NA PARTE DE CIMA.
Resposta letra: B

3. LEIA O POEMA A SEGUIR DE MANUEL BANDEIRA:
Porquinho-da-Índia
(de Manuel Bandeira)
Quando eu tinha seis anos
Ganhei um porquinho-da-índia
Que dor de cabeça me dava
Porque o bichinho só queria estar debaixo do fogão!
Levava ele pra sala
Pra lugares mais bonitos, mais limpinhos
Ele não gostava:
Queria era estar debaixo do fogão.
Não fazia caso nenhum das minhas ternurinhas...
_ O meu porquinho-da-índia foi minha primeira namorada.
Disponível em http://www.jornaldepoesia.jor.br/manuelbandeira02.html#porquinho
CONSIDERE AS SEGUINTES AFIRMAÇÕES SOBRE O POEMA E OS TIPOS TEXTUAIS PRESENTES: 
I. NO POEMA, PREDOMINA O TIPO NARRATIVO, VISTO QUE O EU LÍRICO NARRA SUA RELAÇÃO DE ESTIMAÇÃO, O PORQUINHO-DA-ÍNDIA.
II. NO POEMA, OS VERBOS SE APRESENTAM NO PASSADO, HÁ PRESENÇA DE MARCADORES TEMPORAIS, COMO "QUANDO EU TINHA SEIS ANOS".
III. NO POEMA PREDOMINA O TIPO DISSERTATIVO, VISTO QUE O EU LÍRICO EMITE UMA OPINIÃO SOBRE O ANIMAL DE ESTIMAÇÃO TENTANDO CONVENCER O LEITOR DE QUE O PORQUINHO FOI SUA PRIMEIRA NAMORADA.
É CORRETO O QUE SE AFIRMA EM:
a. I.
b. II e III.
c. I e III.
d. I e II.
e. II.
Resposta letra d

4. CONSIDERE AS SEGUINTES AFIRMAÇÕES SOBRE OS TIPOS TEXTUAIS:
I. O TIPO TEXTUAL NARRATIVO SE CARACTERIZA POR MOSTRAR CARACTERÍSTICAS DOS SERES (OBJETOS, LUGARES, ANIMAIS OU PESSOAS) E DOS CONCEITOS PRESENTES NUMA SITUAÇÃO.
II. DISSERTAR É REFLETIR, DEBATER, DISCUTIR, QUESTIONAR A RESPEITO DE UM DETERMINADO  TEMA, EMITINDO OPINIÕES DE MANEIRA CONVINCENTE.
III. O TEXTO DISSERTATIVO É COMPOSTO POR TRÊS PARTES COERENTES E COESAS, SÃO ELAS: INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO E CONCLUSÃO.
É CORRETO O QUE SE AFIRMA EM:
a. I
b. II e III
c. I e III
d. I, II e III
e. II
Resposta letra b

Nenhum comentário:

Postar um comentário