Resumo Legislação Básica

Resumo Legislação Básica
Resumo Legislação Básica

Rotina no instagram

Rotina no instagram
Rotina no instagram

PEDAGOGIA

PEDAGOGIA
PEDAGOGIA

A palavra escrita


A escrita como poder de inserção social Ao ser humano, cabe o privilégio de sonhar para além daquilo que é dado e feito. Dentro desse princípio, em um determinado momento da história humana, a linguagem falada que possibilitava a comunicação entre os seres, já não atendia totalmente as necessidades do homem. Naquele momento, faltava-lhe o domínio da linguagem escrita, essencial para a realização de sua plena interação social. Hoje, principalmente porque vivemos em uma sociedade letrada, em que as relações entre as pessoas é mediada pela palavra escrita, em boa parte do tempo, o domínio da escrita é fundamental. ( parágrafo retirado de uma das aulas que foi disponibilizado no fórum da aula de Pedagogia ).

Resolvi começar o post no blog dessa forma para que vocês pudessem entender a minha linha de raciocínio e bem resumida que é: ler por ler é furada! Precisamos estar atentos a tudo o que o texto pode nos dizer através das nossas interpretações, e para que isso ocorra, é exigido de nós muita prática.

Um fato que me chamou muitíssimo a atenção foi que no Brasil, existiu o "Movimento Malê", negros muçulmanos que sabiam ler e escrever em língua árabe. Na época da escravidão, quando um negro sabia assinar, já ocupava posição de certo poder numa sociedade basicamente iletrada. Alias, "nas senzalas da Bahia havia talvez maior número de gente sabendo ler e escrever do que no alto das casas-grades" (FREYRE, 1992, p. 49). Sendo assim vale ressaltar que a importância da leitura e escrita são fundamentais desde muitas décadas para que possamos estar em destaque na sociedade.

Não tenham medo, se arrisquem e mesmo que errem, escrevam. Pois quem tem medo não se aventura mas também não aprende nada. 


Exercícios sobre a Unidade 2

1. Considere as seguintes afirmações sobre a escrita de uma resposta em um fórum de discussão: 
I. A estrutura do texto deve ser feita de forma direta para facilitar a compreensão, ou seja, as frases na ordem direta. Os períodos não devem ser longos.
II. O texto precisa manter uma relação com a pergunta feita num primeiro momento de participação e, depois, necessita relacionar seu comentário com os dos outros participantes.
III. Verificar se as ideias não se contradizem, quer dizer, se não afirmou que era a favor de algo e depois escreveu ser parcialmente contrário.
É correto o que se afirma em:
a. I
b. II e III
c. I e III
d. I, II e III
e II
Resposta letra (d)

2. Identifique quais dentre as questões a seguir devem ser consideradas no momento em que escrevemos um texto:
I. Quem é o leitor?
II. Qual a relação que temos com ele?
III. Quais os temas que podemos tratar se pensarmos nele?
IV. Quais os gêneros que podemos utilizar para nos comunicarmos com ele?
É correto afirmar que são as perguntas que se encontra em:
a. I e IV
b. II e III
c. I e II
d. I, II e III
e. I, II, III e IV
Resposta letra (e)

3. O texto a seguir refere-se ao objetivo de qual gênero citado no conteúdo teórico? "É a exposição de ideias, conceitos, comentários, relacionando o que você leu na unidade e o que construiu de conhecimentos sobre determinado tema a uma questão proposta."
a. Carta
b. Resposta ao Fórum
c. E-mail
d. Poema
e. Atividade de sistematização
Resposta letra (b)

4. Considere as seguintes afirmações sobre o que pode ser considerado no planejamento da escrita:
I. Observar como é o gênero no qual vamos escrever.
II. Identificar as funções de gênero
III. Os temas que podem ser objeto desse gênero
IV. Qual o nível de linguagemutilizado
V. Quais as caracteristicas composicionais presentes.
É correto o que se afirma em:
a. I e V
b. II e III
c. I e IV
d. I, II, III, IV e V
e. II e IV
Resposta letra (d)

Nenhum comentário:

Postar um comentário