Evento na Victorias Secret

Evento na Victorias Secret
Evento na Victorias Secret

Casei: Meu penteado

Casei: Meu penteado
Casei: Meu penteado

Estados Unidos

Estados Unidos
Diario de Viagem TEXAS ESTADOS UNIDOS

VAMOS DE EXERCÍCIOS? #LEGISLAÇÃO.01


PROVA DE
  
LEGISLAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
E POLÍTICAS EDUCACIONAIS




questões unidade.I 


PERGUNTA 1
Ao analisar o termo “sistema”, é possível verificar que existem vários sistemas em áreas diversas da sociedade. Uma das áreas em que o sistema gera discussões constantes no país é a educação e como ela se organiza. A respeito do sistema voltado para a educação, analise as afirmativas que seguem e assinale a correta.

a. O sistema de ensino básico e superior é entendi como sistemas distintos e não pertencentes ao sistema nacional de ensino.

b. Existe um sistema único de educação para todo território nacional em funcionamento, sendo ele Federal, atendendo todos os Estados e Municípios, com um único objetivo, abranger todas as esferas de ensino.

c. É possível se deparar com o termo sistema abrangendo sistemas Estaduais e Municipais de ensino, sistema público e privado, sistema de ensino básico e superior, sistema de ensino em instituições e tantas outras situações e abrangência em que o termo pode ser empregado.

d. O termo sistema pode ser empregado apenas dentro das instituições de ensino, não abrangendo nenhum outro segmento da educação que não sejam as escolas, nem abranger outras áreas. 

e. Os sistemas estaduais e municipais de ensino, sistema público e privado, sistema de ensino básico  e superior, sistema de ensino de determinada instituição, todos se apresentam de maneira independente e desvinculado de uma normatização de Âmbito nacional.


PRIMEIRO RESPONDA E DEPOIS CONFIRA O GABARITO AO FINAL DA POSTAGEM.

PERGUNTA 2
Um dos órgãos responsáveis pela educação nos Estados são os Conselhos Estaduais de Educação. Cada Estado possui o seu Conselho de Educação a fim de possibilitar mais assertividade no alcance dos objetivos educacionais do país, e também, das particularidades de ensino em cada Estado. Quanto a esse Conselho, considere as afirmativas como V para verdadeiro e F para falso.

(  ) Os Conselhos Estaduais de Educação foram instituídos pela LDB nº 4.024/61.
(  ) Estão sob responsabilidades desse Conselho regulamentar e normatizar o ensino no Estado. 
(  ) Seguir com um trabalho voltado à educação do estado que tenha como  premissas as perspectivas nacionais e seja adaptado para a realidade que possui as funções deste conselho.
(  ) A elaboração do regimento próprio fica a cargo do Conselho Estadual de Educação.

A afirmativa que segue uma ordem correta é:
a. F,F,V,V.
b. V,V,V,V.
c. F,F,F,V.
d. V,V,F,F.
e. F,V,F,V.

PRIMEIRO RESPONDA E DEPOIS CONFIRA O GABARITO AO FINAL DA POSTAGEM.

PERGUNTA 3
Diferente de outros sistemas já instaurados no país, a ideia de um sistema nacional de ensino é relativamente recente e tem sido ainda bastante discutida e esquematizada para ser implementada tal como se almeja. Um dos aspectos das discussões é ofertar um ensino de qualidade em todo o país, com a diversidade que possui. Entre os momentos de grande contribuição para que se chegasse a uma discussão e uma ação mais concreta a respeito do sistema nacional de ensino, analise as afirmativas que seguem, considerando V para verdadeiro e F para falso.

( ) O manifesto dos pioneiros, embora tenha sido algo relevante, historicamente, para a educação no país não trouxe à tona discussões a respeito de um sistema de ensino.
( ) A Constituição Federal de 1988 não contribui nem com indicativos da demanda de um sistema nacional de ensino.
( ) A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996 já traz indicativos da necessidade de se pensar um sistema para o ensino do país.
( ) A CONAE (Conferência Nacional da Educação) trouxe discussões muito importante para a constituição de um sistema nacional de ensino.


As afirmativas respectivamente são:

a. F,V,F,V.
b. V,F,F,V.
c. F,F,F,V.
d. F,F,V,V.
e. V,V,F,F.

PRIMEIRO RESPONDA E DEPOIS CONFIRA O GABARITO AO FINAL DA POSTAGEM.

PERGUNTA 4
Para que se tenha um sistema de ensino de amplitude nacional e que funcione de maneira organizada e mais eficaz, é importante considerar que devem caminhar juntas várias esferas de governo, de modo que necessitem estar vinculadas entre si, seguindo uma hierarquia. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa que apresenta tais esferas:

I. As esferas Federal, Estadual e Municipal precisam caminhar juntas para que o ensino no país alcance as metas e os objetivos educacionais.
II. A esfera Distrital, Estadual e Municipal são independentes e não há interação entre as propostas que possuem para a educação.
III. As esferas Federal e Municipal ficam com toda a responsabilidade da qualidade do ensino.
IV. As esferas Estadual e municipal pouco têm representatividade para que o ensino seja eficaz, pois seguem um sistema único da união, sem adaptações.

É correto o que se afirma a alternativa:
a. I e III, apenas.
b. I, apenas.
c. II, III e IV, apenas.
d. III e IV, apenas.
e. I, II e III, apenas.

PRIMEIRO RESPONDA E DEPOIS CONFIRA O GABARITO AO FINAL DA POSTAGEM.


Gabarito da Unidade I - C . B . D . B

Nenhum comentário:

Postar um comentário