Evento na Victorias Secret

Evento na Victorias Secret
Evento na Victorias Secret

Casei: Meu penteado

Casei: Meu penteado
Casei: Meu penteado

Estados Unidos

Estados Unidos
Diario de Viagem TEXAS ESTADOS UNIDOS

Resumo: Legislação da Educação básica

LEGISLAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA E POLITICAS EDUCACIONAIS. Os textos aqui publicados, estão relacionados ao meu conhecimento e detalhes bem resumidos do que eu entendi referente a essa matéria. Sendo assim, vou amar ler as sugestões de vocês, então não se esqueçam de entrar em contato comigo para trocar ideias e experiencias. Boa leitura e bons estudos.

RESUMO

* SISTEMA EDUCACIONAL : Apesar de sofrer mudanças de um município para outro, sendo este um exemplo, o sistema não deixa de ser algo que se pensa de forma coletiva para a educação. Seja no trabalho, em casa, na escola, sempre haverá um sistema a ser seguido. Onde tenho por base que SISTEMA seja assumir a teoria, e SISTEMA EDUCACIONAL fala de educadores que assumem a teoria de forma educativa.

* FAZ PARTE DO SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NO BRASIL : A União (Ministério da Educação), os Estados (Secretarias Estaduais de educação), e os Municípios (Secretarias Municipais de educação). Onde todos eles seguem um regime de colaboração.

* FUNÇÕES QUE TEM UM CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO : NORMATIZAÇÃO (onde seguem normas propostas pela lei federal e estadual), DELIBERATIVA (que aprovam recursos e currículos dentro da escola pública ou privada), ASSESSORIA (onde esclarece possíveis  duvidas) e FISCALIZAÇÃO (observando e monitorando as escolas para que seja avaliado a índice de aproveitamento de ensino, afim de alcançar os objetivos e metas esperados).

* DIVISÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA : INFANTIL (De 0 à 3 anos, gratuita e não obrigatória, de competência dos Municípios e pré-escolas. De 4 à 5 anos, obrigatórias de competência dos Municípios na rede pública), FUNDAMENTAL (Do 1º ao 5º ano de competência do Município e do 6º ao 9º ano de competência dos Estados. Sendo elas obrigatórias e gratuitas na rede pública), e ENSINO MÉDIO (Ultima etapa da Educação básica de competência dos Estados, senha essa de forma obrigatória e com disponibilidade de realizar gratuitamente na rede pública, com a opção de ser realizado também de forma técnico profissionalizante).

* EDUCAÇÃO SUPERIOR : Não é obrigatória. Na rede pública é ofertada por Estados e Municípios e na rede privada é de responsabilidade da União.

* MODALIDADES DE ENSINO : EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA (para quem não conseguiu concluir o ensino Médio e fundamental na idade própria), EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (para quem busca uma formação de modo formal com a opção de ser reconhecida com certificado de conclusão), EDUCAÇÃO DO CAMPO (para a população rural com base nas suas vivências regional), EDUCAÇÃO INDÍGENA, DE NEGROS E QUILOMBOLA (para escolas indígenas na formação de professores com aprendizado em tradições negro-afro-referenciada), EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - EAD (para pessoas em busca de conhecimento e certificados, através de aulas por meio de computadores, quebrando a barreira geográfica) e EDUCAÇÃO ESPECIAL (oferecida em rede regular, para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação). 

* ENSINO FUNDAMENTAL : A matricula precisa acontecer aos 6 anos de idade, ou às crianças que completarem 6 anos até dia 31 de março do ano a ser matriculado. ENSINO FUNDAMENTAL I (é do 1º ao 5º ano), e ENSINO FUNDAMENTAL II (é do 6º ao 9º ano). As áreas do conhecimento são: LINGUAGEM, MATEMÁTICA, CIÊNCIAS DA NATUREZA, CIÊNCIAS HUMANAS e ENSINO RELIGIOSO. As crianças irão explorar práticas artísticas, corporais e linguísticas. Conhecer a linguagem verbal (oral ou visual-motora, como LIBRAS e ESCRITA), corporal, visual, sonora e digital, e devem ser alfabetizadas até os 8 anos de idade ou ao fim do 3º ano de Ensino Fundamental.

* DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR : Exige RESPEITO, INCLUSÃOIGUALDADE e EQUIDADE. Sendo alguns de seus princípios: Igualdade de condições para acesso e permanência na escola. Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber. Pluralismos de idéias e de concepções pedagógicas. Respeito a liberdade e apreço a tolerância. Gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais (entre outros).

* ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE : (ECA) O estatuto da criança e do adolescente surgiu 1990, e assegura aos jovens: saúde, educação e dignidade.

* LÍNGUA ESTRANGEIRA : A Língua inglesa foi escolhida como obrigatória, por ser a mais disseminada e ensinada no mundo inteiro e o inglês é necessário para inserção no mundo de trabalho. Então só para finalizar o meu resumo do dia, bora aprender com mais propriedade a língua inglesa?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário