Resumo Legislação Básica

Resumo Legislação Básica
Resumo Legislação Básica

Rotina no instagram

Rotina no instagram
Rotina no instagram

PEDAGOGIA

PEDAGOGIA
PEDAGOGIA

Resumo Filosofia Moderna e Iluminismo

RESUMO UNIDADE III

De onde vieram as ideias que utilizamos hoje em nosso cotidiano?

PERÍODO HISTÓRICO: Desintegração do Feudalismo na Europa. Surge um novo sistema econômico e social, o CAPITALISMO e surge uma nova classe social a BURGUESIA.

CARACTERÍSTICAS DA IDADE MODERNA

  • Estado (Ideia de um território governado, um língua centralizada, uma administração central, o Exército).
  • Colonialismo (Países saindo para colonizar outros, como o caso do Brasil que foi colonizado por Portugal).
  • Trabalho assalariado (Característica associada ao Capitalismo e a ideia de Estado).
  • Crescente produção artística e cultural
  • Perda de Hegemonia Católica (Passa a não ser mais o centro da religiosidade Cristã, onde a mesma não contempla mais em todo território). 
PENSAMENTO MODERNO: Duvida de tudo. Tem como característica o Racionalismo. Na época Moderna, o problema não é saber se uma coisa existe ou não, mas se nós podemos conhecê-la. Tendo como sua característica principal o: ANTROPOCENTRISMO.

PENSAMENTO MEDIEVAL: Característica principal o TEOCENTRISMO (Deus é o centro de tudo).

REVOLUÇÃO CIENTÍFICA:  Movimento de ideias e de progresso. Pensador forte nessa época GALILEU GALILEI. Deslocamento de que Deus era criador do Universo e focar mais em QUEM estava estudando a teoria. Este pensador geometrizou o Universo (UNIVERSO INFINITO).

Galileu foi obrigado a se retratar publicamente, e renunciar a sua teoria e foi recolhido à prisão domiciliar.

O QUE MUDOU COM A REVOLUÇÃO CIENTÍFICA?
A Terra não é o centro do Universo ➧ Pensamento de Galileu Galilei, que teve Aristóteles como um pensador filosofo que desenvolveu uma teoria para defender sua ideia e Ptolomeu seguido de estudos que comprovassem essa teoria, elaborando a então, a teoria Geocêntrica, também chamada como sistema ptolomaico.

O SOL NO CENTRO DO UNIVERSO: Pensamento de Copérnico que provocou uma revolução no pensamento ocidental, ao tirar pela primeira vez o homem do centro do Universo. Até então, a teoria geocêntrica de Ptolomeu, em que tudo girava em volta da Terra, era a verdade que guiava a filosofia, a ciência e a religião.

MÉTODO CARTESIANO / RACIONALISMO CARTESIANO
Descartes propõe 4 regras simples para separar o conhecimento verdadeiro do falso.
EVIDÊNCIA. Não se deve aceitar nada como verdadeiro.
ANÁLISE. Você tem que dividir o problema para estuda-lo melhor.
SÍNTESE. É preciso deixar claro os pensamentos.
VERIFICAÇÃO. Verificar todos os outros itens anteriores, para analisar se deixamos algo passar despercebido.

RENÉ DESCARTES (PENSO, LOGO EXISTO)

FRANCIS BACON (Filósofo da época Industrial) Diz que saber é poder. OBRA Novum Organum. Ele contrapõe o método dedutivo e propõe um método de indução. OS ÍDOLOS que aprisionam o mente humana são: ÍDOLOS DA TRIBO. ÍDOLOS DA CAVERNA. ÍDOLOS DO FORO. ÍDOLOS DO TEATRO.

O ILUMINISMO COMO PENSAMENTO FILOSÓFICO:
Surgiu na França. Traz uma força na ideia de razão. Divulga suas ideias por livros, tratados filosóficos, reuniões e enciclopédias. Esta nova forma de pensamento tinha o propósito de iluminar "as trevas" na qual se encontrava a sociedade.

CRITICISMO KANTIANO: é uma corrente filosófica que indica a razão como imprescindível para se alcançar o conhecimento, não havendo a necessidade do recurso aos sentidos. Immanuel Kant, criador do Criticismo, usou essa filosofia para trazer um ponto comum entre o empirismo e racionalidade. Kant afirma que a sensibilidade e o entendimento são duas faculdades importantes na obtenção do conhecimento, sendo que a informação captada pelos sentidos vão ser modelada pela razão.

ALGUNS EXERCÍCIOS SOBRE A AULA

O modelo científico de Galileu Galilei possibilitou a autonomia da Ciência em relação ao pensamento religioso e às concepções filosóficas.
Diante disso, em que o discurso científico se legitima?

a.

b.

c.

d.

e.
Resposta D

Um dos maiores filósofos surgidos durante o Iluminismo, Immanuel Kant, desenvolveu um método que o diferenciava de seus antecessores. Sua principal questão era saber se seria possível haver uma razão pura, independente da experiência.
Diante disso, podemos dizer que Kant:

a.

b.

c.

d.

e.
Resposta D

Durante o século XVIII, houve um grande movimento de ideias chamado Iluminismo. Esse nome pode ser entendido também como esclarecimento. Muitos intelectuais da época aderiram às novas ideias e buscaram se debruçar em como proporcionar a felicidade aos homens. Nessa busca, propuseram um lema.
Escolha a seguir a alternativa que o expressa CORRETAMENTE:

a.

b.

c.

d.

e.
Resposta C

Em sua crítica ao Empirismo e ao Racionalismo, Kant propõe que o conhecimento deve ser composto de juízos universais racionais, da mesma maneira que derivar da experiência sensível.
Diante disso, como seria composto o conhecimento?

a.

b.

c.

d.

e.
Resposta E

Nenhum comentário:

Postar um comentário