Resumo Legislação Básica

Resumo Legislação Básica
Resumo Legislação Básica

Rotina no instagram

Rotina no instagram
Rotina no instagram

PEDAGOGIA

PEDAGOGIA
PEDAGOGIA

FILOSOFIA NO CURSO DE PEDAGOGIA

Hoje eu resolvi trazer alguns tópicos que foram muito mencionados nas aulas de Filosofia. É importante lembrar que eu estudo PEDAGOGIA, portanto as aulas são disponibilizadas de moda a entender o contexto de maneira resumida, e aqui encontram-se os "meus" estudos bem simplificados. Já no final das minhas anotações, eu menciono alguns exercícios que serão disponibilizados junto com as respostas, vai funcionar mais ou menos como eu fiz em Legislação. Se você esta estudando a matéria, vale a pena treinar um pouquinho comigo.

INTRODUÇÃO À REFLEXÃO FILOSÓFICA
UNIDADE I

FILOSOFIA: De origem Grega, é a junção de dois termos. PHILOS (amizade) + SOPHIA (sabedoria), portanto Filosofia é o amor pela sabedoria.

TRADIÇÃO: Pitágoras de Samos considerava que a sabedoria absoluta era um privilégio divino, e que ao nos dedicarmos a obtê-la nos tornávamos Filósofos.

ATITUDE FILOSÓFICA: Atitude crítica e pensamento crítico. Ato de filosofar tendo como foco o conhecimento. _ Dizer que vamos nos aprofundar em questões pessoais de nossas vidas, significa que estamos criando uma atitude filosófica, que são os termos: O QUE? (que busca o significado de algo), COMO? (que busca entender a estrutura do que estamos procurando saber) e POR QUÊ? (qual a origem do problema).

REFLEXÃO FILOSÓFICA: O pensamento filosófico é considerado radical por chegar a raiz do problema, afim de tentar entender uma questão, levando em consideração o fato de que, de um problema, partem-se várias outras questões e dúvidas, ou seja, estaremos sempre em movimento de reflexão filosófica, formando um conjunto coerente e sistemático de ideias que sejam comprovadas e demonstradas logicamente.

PERÍODOS HISTÓRICOS DA FILOSOFIA: A primeira forma de conhecimento filosófico, surgiu na Grécia, sendo eles: 
➤ FILOSOFIA ANTIGA
Período Pré-Socrático ou Cosmológico - Mapear a origem do Mundo.
Período Socrático ou Antropológico - Mapear questões humanas como ética e política.
Período Sistemático - Tudo pode ser objeto da filosofia
Período Helenístico ou Greco-Romana - Ocupa-se questões sobre ética, conhecimento humano e das relações do homem/natureza e natureza/Deus.
➤ FILOSOFIA PATRÍSTICA
O termo remete a Filosofia Cristã desenvolvida por Padres ou por Pais da Igreja, nos primeiros três séculos depois de Cristo. Daí o nome Filosofia Patrística. PATRÍSTICA GREGA (Igreja Católica Bizantina) PATRÍSTICA ROMANA (Igreja de Roma). Aqui existe uma conciliação entre a fé e a razão, onde verdades reveladas por Deus, trata-se de dogmas, sendo verdades divinas como mais importantes e superiores ao pensamento racional humano.
➤ FILOSOFIA MEDIEVAL
(Século da disputa). O termo Filosofia Medieval tem inicio no período conhecido por Idade Média. Esteve concentrada e desenvolvida em centros universitários e escolares. Daí também passa a ser conhecida como Filosofia Escolástica. Uma ideia seria considerada verdadeira ou falsa, dependendo da força e da qualidade dos argumentos apresentados pelo autor, ou seja, autoridade reconhecida. 
➤ FILOSOFIA DA RENASCENÇA
Período marcado pela descoberta de novas obras de Platão e Aristóteles.
➤ FILOSOFIA MODERNA
Período marcado pela crença na Razão. Principais escolas da filosofia moderna são: Racionalismo, empirismo, filosofia política, idealismo, existencialismo e pragmatismo.
➤ ILUSTRAÇÃO OU ILUMINISMO
Seus pensadores consideram que a razão/filosofia ilumina o caminho humano. 
➤ FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA
Filosofia da crise da razão. (Descobertas) Eletricidade, uso de petróleo e do carvão, a invenção da locomotiva, do automóvel, avião, telefone, telégrafo, fotografia, cinema, rádio... (Acontecimentos) Guerras Mundiais, Nazismo, Bomba atômica, Guerra Fria, Corrida armamentista, aumento das desigualdades sociais e a degradação do meio ambiente.
CAMPOS PRÓPRIOS DE ESTUDO: Ontologia, Lógica, Epistemologia, Teoria do Conhecimento, História da filosofia, Filosofia da História, Filosofia Política, Filosofia da linguagem, Escrita e Ética. (Não confundam História da Filosofia, com Filosofia da Historia).

EXERCÍCIOS SOBRE A INTRODUÇÃO

É algo comum nos perguntarmos qual a utilidade da Filosofia. De acordo com a filosofa Marilena Chauí, quando perguntamo a um filósofo para que serve a Filosofia, a resposta seria:
a. Para darmos nossa opinião imediata, com poucas considerações.
b. Para demonstrarmos o nosso pensamento superior, frente às opiniões dos outros.
c. Para não darmos nossa aceitação imediata às coisas, sem maiores considerações.
d. Para criarmos algo novo sempre, sem maiores preocupações com o rigor da reflexão.
e. Para exercitarmos a retórica e fazer valer apenas o nosso pensamento.
RESPOSTA: LETRA C

A Filosofia Medieval se caracteriza por ser considerada realmente cristã, sendo que entre as suas questões principais esta a busca de entendimento das relações entre Deus e o homem. Ela também foi influenciada por quais correntes filosóficas?
a. Criticismo e os escritos filosóficos de Karl Marx.
b. Neoplatonismo e as leituras árabes do pensamento de Aristóteles.
c. Neopositivismo e as leituras históricas da Bíblia hebraica.
d. Empirismo inglês e a corrente da tradição filosófica iluminista.
e. Antropocentrismo e a crítica à refutação de Deus como centro do Universo.
RESPOSTA: LETRA B

Leia o fragmento a seguir e escolha, na sequência, o conjunto de palavras que preenchem adequadamente os seus espaços vazios: A filosofia é uma ciência que trabalha com__________ e enunciados precisos. No campo da filosofia, o processo de pensar algo é acompanhado por um _________ que garante organicidade, lógica e sentido a tudo que é postulado.
a. pensamentos organicistas/visão de futuro
b. criações intelectuais/foco tacionalista
c. lógicas determinísticas/observações prognósticas
d. concepções falaciosas/vigor sistêmico
e. raciocínios lógicos/rigor sistemático
RESPOSTA: LETRA E

A filosofia da Renascença é fortemente marcada pela recuperação de trabalhos de autores oriundos do mundo greco-ramano. Entre eles, de quais foram descobertas novas obras?
a. Heráclito e Marx
b. Bakunin e Descartes
c. Cicero e Comte
d. Rebelais e Protágoras
e. Platão e Aristóteles
 RESPOSTA: LETRA  E

A faixa de tempo que compreende a chamada Filosofia Antiga vai do século VI a.C. até o século VI d.C. Esse período pode ser dividido em quatro, nos quais podemos destacar os períodos Pré-socrático ou Cosmológico, Socrático ou Antropológico, Sistemático e Helenístico ou Greco-romano. Diante disso, em qual desses períodos os filósofos se ocuparam principalmente de mapear questões voltadas a questões humanas como ética e política?
a. Helenístico ou Greco-ramano.
b. Socrático ou Antropológico.
c. Sistemático.
d. Pré-Socrático ou Cosmológico.
e. Espartano ou Guerreiro.
RESPOSTA: LETRA  B

Ao nos voltarmos para a reflexão sobre o mundo, voltamo-nos para a reflexão filosófica. Para que essa reflexão se torne rigorosa, ou radical, é preciso que haja atitude crítica perante as informações recebidas e o pensamento crítico, marcado por indagações rigorosas sobre o mundo. Entretanto, esse tipo de atitude aponta para uma necessidade. Escolha a seguir a resposta CORRETA:
a. Ter uma visão simples e livre das coisas do mundo, para que se possa ver mais longe.
b. Observar o conhecimento como algo em construção e que pode ser alterado, ampliado e acima de tudo, criticado.
c. Buscar novidades intelectuais e se manter alerta e vigilante para toda teoria plausível.
d. Contar com a sorte na expansão da sabedoria individual, verificando também aquilo que os outros têm em comum.
e. Visualizar as verdadeiras atitudes céticas e desprezar todo tipo de conhecimento factível.
RESPOSTA: LETRA B 

Os filósofos vinculados à Filosofia Patrística buscavam conciliar a fé com a razão. Nesse sentido, para eles as verdades divinas eram concebidas como:
a. Menos importantes, mas mais organizadas do que o pensamento racional
b. Com igual importância, já que não se deve buscar o confronto entre elas
c. Mais importantes e superiores ao pensamento racional humano
d. Inferiores e desinteressantes ao pensamento racional humano
e. Muito distantes da realidade das pessoas e não as ajudavam em nada.
RESPOSTA: LETRA C

Nenhum comentário:

Postar um comentário