Resumo Legislação Básica

Resumo Legislação Básica
Resumo Legislação Básica

Rotina no instagram

Rotina no instagram
Rotina no instagram

PEDAGOGIA

PEDAGOGIA
PEDAGOGIA

Aspectos da Filosofia Antiga e Medieval

RESUMO UNIDADE II 

PÓLIS No contexto de Filosofia, houve um movimento importantíssimo que foi o surgimento das PÓLIS, ou seja, das CIDADES-ESTADO GREGAS. Onde foi marcada pela existência de uma praça central, a Ágora, para debater os assuntos de interesse comum.

CIDADANIA Privilégio de poucos indivíduos onde estrangeiros, mulheres e escravos não gozavam de nenhum direito, sendo considerado cidadãos de fato naquela época, homens acima de 21 anos que tivessem cumprido o serviço Militar e pessoas que tinham posses. Podendo os mesmos, decidir os destinos da cidade.

COSMOGONIA Explicações com base religiosa e mítica.

COSMOLOGIA Busca entender o Mundo por meio da inteligência humana ou método científico: o principio fundamental de todas as coisas.

PRÉ-SOCRÁTICOS São os primeiros a estudarem seguindo a COSMOLOGIA (parando de pensar de modo religioso e mítico). Os Filósofos mais conhecidos da época são HERÁCLITO, PARMÊNIDES e os SOFISTAS (PROTÁGORAS).

HERÁCLITO (Turquia): Para o Filósofo o Universo era regido por forças sempre em mutação. Tendo como exemplo disso a sua fala: " Não é possível um homem se banhar duas vezes no mesmo rio. Pois ao retornar, nem ele será o mesmo homem e nem o rio será o mesmo ".
PARMÊNIDES (Itália): Ele diz que mutação é ilusória, onde uma essência não pode se transformar em outra coisa.
SOFISTA ou PROTÁGORAS = Sábio (Professor da Sabedoria). Tem como pensamento que o conhecimento é o exercício da razão humana. Eram professores que lidavam com a educação dos Jovens e foram responsáveis da criação do primeiro currículo escolar. 

FILOSOFIA DE SÓCRATES "SÓ SEI QUE NADA SEI" Suas ideias foram divulgadas por discípulos. Não deixou nada em escrito. Foi obrigado a cometer suicídio, por ser acusado de traição por não acreditar em deuses da cidade e bater de frente com pessoas muito poderosas. Ele diz que nós não podemos ter medo de errar.

MÉTODO SOCRÁTICO Sócrates optava por não passar o conhecimento, mas fazer com que cada um desenvolvesse técnicas para criar o seu próprio conhecimento, onde os mesmos deveriam seguir:
Ironia = pergunta
Desmontar o conhecimento anterior
Reconhecer a auto ignorância
Maiêutica = parto
Construção do novo conhecimento.
FILOSOFIA DE PLATÃO " MITO DA CAVERNA " Discípulo mais famoso de Sócrates, e fundador da importante escola, a ACADEMIA. 

FILOSOFIA DE ARISTÓTELES  Aluno de Platão que desenvolveu uma outra ideia de pensar. "SÓCRATES É MEU AMIGO, MAS SOU MAIS AMIGO DA VERDADE" Traz ideias do céu para a Terra.

FILOSOFIA MEDIEVAL: Busca juntar o pensamento grego com a religião Cristã, estabelecendo isso no pensamento dos padres, na chamada PATRÍSTICA, aproximando o saber e a fé
SANTO AGOSTINHO "CREIO PARA PODER ENTENDER", Bispo de Hipona, que criou a teoria da Iluminação. Deus ilumina a razão e permite ao homem pensar de maneira correta.
ESCOLÁSTICA Se desenvolve depois da Patrística e tem como Filosofo principal São Tomás de Aquino. Época que surgem as primeiras escolas nas igrejas.

ARTE Escola de Atenas, pintado entre 1509 - 1510, foi parte da decoração do Papa Julio II, onde hoje se encontra no Museu do Vaticano.

ALGUNS EXERCÍCIOS SOBRE A AULA

Durante o período medieval, as ideia de Platão tinham grande adesão. Foi somente no século XII que surgiram os trabalhos de Aristóteles traduzidos por árabes. São Tomás de Aquino realizou uma síntese desse pensador com o Cristianismo, que ficou conhecida como Filosofia:
a. Neoplatonista-moderna.
b. Deísta-criticista.
c. Platonista-aristotélica.
d. Contemplativa-platonista.
e. Aristotélica-tomista.
Resposta E

Sabemos que o nascimento da Filosofia ocorre na transição de uma forma de pensar baseada em uma visão mítica do mundo, ou seja, que buscava explicar os fenômenos que nos cercam por meio da intervenção de deuses, heróis ou forças da natureza. A maneira de pensar o mundo que busca superar essa primeira é a Cosmologia. Qual é o principal problema dos filósofos envolvidos com a Cosmologia?
a. A procura do princípio fundamental das coisas.
b. A projeção de antigos ensinamentos gregos.
c. O desejo de transformar chumbo em ouro.
d. Entender o que é o bem-viver e a temperança.
e. Buscar relacionar o divino com os mortais.
Resposta A

De acordo com o pensamento de Aristóteles, podemos dizer que a matéria é o princípio indeterminado de que o mundo físico é composto. Quanto à forma, podemos dizer que ela é:
a. O formato estabelecido pelo pensamento do sujeito.
b. Aquilo que faz com que uma coisa seja o que é.
c. O molde em que é concentrada a pura passividade.
d. Aquilo que se compreende por pura negatividade.
e. É um fim nela mesma que gera o seu oposto.
Resposta B

Do final do séc. IX até o fim da Idade Média, a Filosofia Escolástica dominou o pensamento ocidental. Em suas fileiras, contou com grandes filósofos como Tomás de Aquino. Esse filósofo trouxe grandes contribuições.Em linhas  gerais, qual era a continuidade com a Filosofia Patrística e a novidade introduzida por ele na chamada filosofia cristã?
a. Manteve a fé com algo não natural e buscou demonstrar que a Ciência é a única maneira de atingir a razão.
b. Procurou se ater às normas papais quanto aos preceitos escolásticos e avançou com um ataque aos não praticantes da Eucaristia.
c. Defendeu a fé com uma realização pessoal e ao mesmo tempo procurou dar ênfase à força da Santa Igreja Católica como única instância de salvação.
d. Continuou a considerar central a aliança entre a fé e a razão, mas procurou mostrar que a razão humana e a fé são compatíveis e não excludentes.
e. Reteve a ideia de que a Filosofia atrapalhava a fé e procurou demonstrar que Aristóteles era um ser divino.
Resposta D

Nenhum comentário:

Postar um comentário