Evento na Victorias Secret

Evento na Victorias Secret
Evento na Victorias Secret

Acne / Espinhas

Acne / Espinhas
Acne / Espinhas

Estados Unidos

Estados Unidos
Diario de Viagem TEXAS ESTADOS UNIDOS

Belas Artes tem curso de graduacão para blogueiras(os) de moda

Ainda em 2015 tem gente que insiste em perguntar "se dá pra ganhar dinheiro com internet?". Esse lance de trabalhar com internet, ganhar a vida fazendo blog, vídeo pro youtube e afins é visto com desconfiança por uma parcela grande da sociedade e profissionalizar o meio é um enorme desafio pra quem vive de uma profissão que foi inventada pelas demandas e oportunidades de um mundo cada vez mais digital.

Sim, blog é uma profissão. Tem muitos blogueiros ganhando muito dinheiro por aí na internet, sobretudo no ramo da moda. Por conta do assunto, que é naturalmente ligado à consumo e poder aquisitivo, o dinheiro de marcas meio que transborda entre as blogueiras que vivem de look do dia, dicas de make e "estilo de vida".

Criar conteúdo na internet e ganhar dinheiro com isso deve estar entre os maiores sonhos da geração que nasceu e cresceu conectada, daí que já estava demorando pra alguma universidade criar um curso de graduação oficial pra blogueiros, "né?".

Com consultoria de Alice Ferraz, a co-fundadora da F*Hitis, primeira, única e maior rede de blogs de moda do Brasil (e também alvo de muitas polêmicas), a faculdade Belas Artes acaba de lançar seu curso de "Mídias Sociais Digitais".

Com aulas como "Marketing Pessoal", "Styling", "Estética e Felicidade", o primeiro curso de graduação em blogs do Brasil vai ter dois anos de duração e conta com 1920 horas de aula.

O conteúdo programático do curso (veja aqui)  é bem revelador sobre os pesos que serão dados às coisas.  Por exemplo,  a matéria de "Styling" tem 60 horas de aula, enquanto "Monetização: etiqueta e politicas corporativa nas mídias sociais digitais" tem apenas 40 horas. E a gente sabe o quanto o assunto de monetização e, blogs é polêmico, né? A principal maneira de ganhar dinheiro hoje em dia é fazendo publi-editorial ou, se quiserem um nome mais bonito, "native advertising". E as discussões sobre a falta de ética inerente à esse modelo de negócios estão longe de terem uma conclusão. Será que 40 horas de aula podem ajudar a mudar a relação promíscua que se estabeleceu entre blogueiros e marcas?

Indo adiante, o módulo "Redação publicitária" tem a mesma quantidade de horas que "Práticas de Jornalismo online". "Estética e Felicidade" (curiosíssima pra saber do que se trata essa aula) tem as mesmas 40 horas que a aula de "Empreendedorismo e estratégias de negócios". E pra que serve ema aula "semiótica da mídia" em um curso pra blogueiras de moda?

Existe uma percepção do mercado de que o que vem da internet é amador e pouco profissional, por isso acho importantíssimo que existam cursos como esse e que sejam oferecidos por "entidades formais" de ensino, que são sempre tão desconectadas do "fazer" e insistem em ensinar ofícios para profissões que não existem mais, Quanto mais mainstream esse mercado for, melhor pra todos que dele vivem.

Será que esse curso pode dar um empurrão nessa direção? Bom, se você quer pagar pra ver, clique aqui e se inscreva. Vai te custar suaves parcelas de 1980 reais mensais. Texto por (Bia Granja).

Uma coisa é fato! Podemos ganhar dinheiro com diversas coisas. Basta gostarmos daquilo que estamos exercendo, inclusive postando "artigos" na internet.

7 comentários:

  1. Adorei a novidade, deve ser ótimo esse curso. Você está fazendo Anne? Beijos linda <3

    http://arlenyramalho.blogspot.com
    IG: @arleny_ramalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi princesa, bom dia.
      Não estou fazendo pelo simples motivo de estar entre os blogs desde 2011 e acabar ja quebrando a cara varias e varias vezes maaas ja saber a cuidar da parte financeira do blog, postagens e área de divulgação externa, porem continua sendo um curso competente e quem sabe um dia eu nao faça né !? rsrs beijinhooos

      Excluir
  2. Muito amooor, indo saber mais agora mesmo, pra quem sabe não entrar nessa ideia depois que minha graduação acabar, né?
    Estava morrendo de saudade daqui ♥♥♥
    beijinhos, Bru
    Mania de Bruna
    @ManiaDeBruna

    ResponderExcluir
  3. oi anne, que bacana amiga, amo fazer isso e sei q nao pode se tornar um trabalho pq ja trabalho entao nao tenho muito tempo para atualizar mas faço tudo para aproveitar o meu pouco tempo, mais realizaçoes na sua carreira amiga <3
    anne me visite também:
    Gilvaniaevans.com

    ResponderExcluir
  4. Caramba, eu nem sabia disso. Que legal. *---*
    Saudades de visitar seu blog, estava tão ausente amiga, mas too voltando agora!
    Beijos linda!
    contornoperfeito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Nossa! Pensando bem, até que as faculdades demoraram a começar explorar esse novo mercado. Curiosa para saber quem serão os professores dessa nova graduação. Blogueiros que aprenderam sozinhos e se destacaram ou antigos professores universitários ?

    Beijos
    www.praondefugir.com

    ResponderExcluir